Copa do Brasil 2023

Nos pênaltis, Grêmio vence o Bahia e avança para as semifinais

Após empate em 1 a 1 no tempo nornal, Gabriel Grando garante vaga do Tricolor com duas defesas nas penalidades

Foto: Lucas Uebel - AI GFPA - Equipe gaúcha irá enfrentar o Flamengo na próxima fase

O Grêmio enfrentará o Flamengo na semifinal da Copa do Brasil. O Imortal garantiu vaga com direito a muito drama na chuvosa noite de Porto Alegre, mas avançou de fase. Nesta quarta-feira (12), o Tricolor empatou em 1 a 1 com o Bahia, na Arena, e precisou superar os baianos por 4 a 3 nos pênaltis. Contestado pela torcida, Gabriel Grando foi o grande nome da equipe gremista com duas defesas, sendo a última para selar a classificação. 

A partida começou com uma hora de atraso com relação ao horário inicialmente marcado, às 19h. O motivo foi o ciclone extratropical, que atingiu o Rio Grande do Sul e provocou um grande volume de chuva ao longo do dia, causando diversas poças no gramado. Às 19h45min, o árbitro Wilton Pereira Sampaio voltou a inspecionar o gramado e depois de aprovado definiu que o jogo iniciaria às 20h. 

Quando a bola rolou, o Grêmio iniciou melhor. Na melhor oportunidade, Cristaldo desperdiçou um pênalti. O argentinou chutou forte, mas Marcos Felipe acertou o canto e mandou para escanteio. 

O Bahia cresceu no jogo e passou a levar perigo em alguns momentos. Até que no último lance do primeiro tempo, Everaldo recebeu de fora da área e arriscou a finalização. A bola foi no ângulo de Gabriel Grando: 1 a 0.

Villasanti salva o Grêmio 

Atrás do placar e sendo eliminado em casa, o Tricolor partiu com tudo para o ataque em busca do empate. Renato Portaluppi logo colocou Ferreira no lugar de Kannemann, desfazendo o esquema com três zagueiros.

Só que o ataque gremista parava no goleiro Marcos Felipe, que fez várias defesas. A pressão gremista surtiu efeito somente aos 26 minutos. Ferreira fez ótima jogada pela esquerda, driblou Cicinho e cruzou para Villasanti, dentro da área, que só empurrou para o gol.

Depois do empate o Grêmio ainda criou outra boa chance para virar o jogo com Vina, mas o Bahia cresceu na reta final e quase marcou o segundo com Lucas Mugni, que finalizou no travessão.

Grando garante a vaga

Com o empate em 1 a 1, a decisão da vaga foi para as penalidades máximas. O placar foi o mesmo do confronto da ida, em Salvador.

Reinaldo e Ferreira pelo Grêmio e Cauly e Everaldo pelo Bahia converteram as duas primeiras cobranças de cada time.

Na terceira série, Bruno Alves mandou no travessão, mas Cicinho parou em Grando, mantendo o duelo empatado.

Na quarta cobrança, Villasanti deixou o Tricolor na frente e Acevedo mandou para fora. 

Restava apenas Bitello converter para classificar o Grêmio, mas o destaque gremista na temporada chutou para fora. Yago Felipe fez e deixou tudo igual mais uma vez.

Nas cobranças alternadas, André Henrique fez o dele e deixou a responsabilidade para Gabriel Xavier. O zagueiro baiano parou em Grando, confirmando a vaga gremista para a semifinal pela 16ª vez na história.

Vina se despede

Após o jogo, o atacante Vina confirmou que está deixando o Grêmio para atuar no Al Hazm, da Arábia Saudita. Já Renato Portaluppi informou que Luis Suárez não irá mais consultar na Espanha com o seu médico sobre as dores no joelho.

Próxima partida

A CBF ainda não divulgou as datas e horários dos confrontos entre Grêmio e Flamengo. A ordem dos mandos de campo serão definidos através de sorteio.

Pelo Campeonato Brasileiro, o Grêmio não irá atuar na rodada deste fim de semana. O adversário seria o Corinthians, mas a equipe paulista terá o confronto da Copa do Brasil contra o América no fim de semana. O próximo jogo do Tricolor será somente dia 22 contra o Atlético Mineiro, na Arena, às 21h.

Ficha técnica

Grêmio (1): Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves, Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan), Bitello, Cristaldo (Vina), Reinaldo; Luis Suárez (André). Técnico: Renato Portaluppi. 

Bahia (1): Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu, Ryan (Matheus Bahia); Acevedo, Rezende, Cauly; Ademir (Yago Felipe), Everaldo, Kayky (Lucas Mugni). Técnico: Renato Paiva. 

Gols: Everaldo, aos 49' 1T (B); Villasanti, aos 26' 2T (G). 

Cartões amarelos: Carballo (G); Everaldo, Acevedo, Ryan e Kanu (B). 

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio. 

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Germano projeta o jogo do domingo: “É uma final” Anterior

Germano projeta o jogo do domingo: “É uma final”

Zimmermann: “Esse mesmo grupo já teve oportunidade de ser desafiado” Próximo

Zimmermann: “Esse mesmo grupo já teve oportunidade de ser desafiado”

Deixe seu comentário